* Educar não é gritar nem meter de castigo *



 Hoje escrevo sobre um tema que muitos conhecem e sejamos sinceros no final deste texto.
Desde de pequena que ouço algumas destas frases e agora que sou Mãe ouço diariamente:


“ Uma palmada nunca fez mal a ninguém”

“Um berro e vais ver que ele sossega”

“Tem de ser castigados porque se  portam mal”


Todos nós fomos crianças, todos nós cometemos erros, todos nós já fizemos “asneiras” e digam-me lá se tudo se resolveu graças a um castigo ou a um grito ? Tudo se torna muito mais fácil quando ajudamos a facilitar.

Uma criança só vai entender o que realmente fez com uma conversa calma, educar sem gritar com base no coração será mesmo possível ?

Há quem dê a desculpa de que teve um dia difícil no trabalho e que culpa tem os filhos disso? O que é certo é que foi um dia que correu menos bem e por isso mesmo ao abrir a porta das nossas casas devemos respirar fundo e entrar noutro mundo, num mundo puro e coberto de tranquilidade e amor.

Eu só respeito se o outro me respeitar, certo ? Então vamos respeitar os nossos filhos, ensinar-lhes que tudo é tão mais simples a conversar, e que saber ouvir é um dos maiores valores que podemos ter. Não podemos ceder mas também não podemos recorrer aos gritos e é algo que muitas pessoas fazem, perdem a paciência durante a explicação ou até mesmo antes de começarem a explicar já perderam a paciência. Gritar com uma criança não é pedagógico e muito menos saudável para o cérebro de uma criança, ela precisa de estabilidade emocional, tudo isto desenvolve medo e raiva.

A criança precisa de disciplina, de ser corrigida, orientada e ensinada mas sem recorrer-mos ao grito ou ao castigo. Porque não é uma palmada que vai educar ou ensinar, é a forma como agimos que irá mostra-lhe a resolução dos problemas.



Se quando há um problema a única opção é enfrenta-la, então quando os vossos filhos cometerem “asneiras menos boas” sentem-se com eles, mesmo que seja difícil coloca-los calmos depois dum choro. Coloquem música calma e a seguir expliquem-lhes que não foi correto o que fizeram, existe muitas maneiras de acalmar. Cada criança é uma criança, nenhuma é igual por isso não achem que o vosso filho se porta mal e o dos outros é perfeito, tentem encontrar formas de levar esse desejo à realidade, porque nós somos o espelho dos nossos filhos.

Comentários

Mensagens populares